domingo, 19 de fevereiro de 2012

5 Escudos (1977) - Portugal

Bandeira de Portugal
Antônio Salazar
Estado Novo Português: Nome dado ao regime autoritário que vigorou em Portugal (veja localização) por 41 anos, de 1933 até a aprovação de uma constituição após a Revolução dos Cravos em 1974. Esse período também ficou conhecido como salazarismo, graças ao líder do movimento, Antônio de Oliveira Salazar, líder do movimento que assumiu o poder no país entre 1930 e 1968, quando se afastou por problemas de saúde. Era um regime antipartidário e antiparlamentarista. Os poderes legislativo e judiciário estavam nas mãos do governo, que o exercia através do conselho de ministros. Esse regime de governo possui algumas semelhanças como o regime Fascista da Itália, pois havia forte repressão à população e ao mesmo tempo forte propaganda política para difundir a doutrina e a ideologia do Estado Novo. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Escudo Português
Exemplar: A moeda apresenta, em seu reverso, o escudo de Portugal e a inscrição de valor (5$00). O anverso mostra as inscrições "REPÚBLICA PORTUGUESA" e o ano de cunhagem (1977).

Caravela
Escudo de Portugal: O atual escudo português, usado desde 1481, mostra uma bordadura de vermelho carregada de sete castelos de ouro representa, segundo a tradição, o antigo reino mouro do Algarve, conquistado por Afonso III em 1249 na batalha de ourique. Os cinco escudos azuis representam uma suposta aparição de Jesus Cristo ao rei Afonso, que lhe prometeu a vitória caso usasse suas chagas (em número de cinco) como arma.


Caravela: Embarcação usada pelos portugueses e pelos espanhóis durante a era dos descobrimentos, entre os séculos XV e XVI. Era um barco pequeno e rápido, com 25m de comprimento.

PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre Portugal.
Fonte: Wikipédia

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Cédula de 100 Reais (1994 - 2011)

Cédula de 100 Reais
Exemplar: A cédula de 100 reais é a cédula de maior valor nominal do padrão Real. Possui as dimensões padrão da primeira família de cédulas do real com 140 x 65mm. Sua cor predominante é o azul e mostra em ser reverso (assim como as demais cédulas da sua família) a efígie da República em forma de escultura. O modelo representado abaixo é o mesmo emitido em 1º de julho de 1994 com o lançamento do plano Real. A única diferença entre as mesmas são as chancelas dos ministros da fazenda e presidentes do Banco Central. O reverso mostra a gravura de uma Garoupa verdadeira (Epinephelus marginatus), um peixe marinho da família dos serranídeos e um dos mais conhecidos na costa brasileira. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso
Garoupa
Garoupa Verdadeira: A Garoupa (Epinephelus marginatus) é um peixe da família dos Serranidae. Ocorre no Atlântico Ocidental, Mediterrâneo e em toda a costa brasileira. Peixe de escamas pequenas, cabeça e boca grandes. O pedúnculo da nadadeira caudal é curto e grosso. A coloração é parda avermelhada. As nadadeiras são arredondadas e escuras com margem clara. Pode chegar a 150cm e pesar 60,0kg. Pode ser encontrado nos fundos de pedras e corais e vivem em tocas. Podem vivem entre 15 e 100m de profundidade. Alimentam-se de peixes, lagostas, camarões, lulas e moluscos. Sua carne é muito apreciada na culinária e possui grande importância comercial na região sudeste do Brasil.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

100 Pesos Colombianos (1993) - Colômbia

Bandeira da Colombia
História: A República da Colômbia (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui uma área de 1,1 milhão de km². A região é habitada há pelo menos 20 ml anos. A chegada dos espanhóis ocorreu em 1499. Após uma série de conquistas, a região passou a ser o Vice-Reino da Nova Granada, que incluía os atuais territórios da Colômbia, PanamáEquador e Venezuela. Em 1808 começam os primeiros movimentos pela independência. O movimento liderado por Simón Bolivar e Francisco de Paula Santander se encerrou em 1819, ano em que o Congresso de Agostura fundou a república da Grã-Colombia. Após pouco tempo, VenezuelaEquador se separaram. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Exemplar: A moeda mostra em seu reverso a inscrição do valor, circundada por ramos de louro. O anverso mostra a inscrição "REPUBLICA DE COLOMBIA", o ano de cunhagem (1993) e o Brasão de Armas colombiano.

Brasão de Armas
Brasão de Armas: O Brasão colombiano foi criado em 1834 pelo Congresso de Nova Granada e suas cores em 1861 por Tomás Cipriano Mosqueira. Exibe duas bandeiras nacionais de cada lado. Acima do escudo está um Condor-dos-Andes, ave do país. Abaixo do pássaro está a inscrição "Liberdad y Orden" (Liberdade e Ordem), lema do país. O escudo divide-se em três partes: no terço superios está uma romã de ouro aberta e conchas de onde saem moedas de ouro à esquerda e frutas tropicais à direita, que representam a riqueza da nação. No terço central há um Barrete Frígio, gorro usado como símbolo da República. O terço inferior representa o Istmo do Panamá, porção de terra que antes era território colombiano. E há também a representação dos dois oceanos que banham o país. Os dois navios representam o comércio da Colômbia com os demais países do mundo.

Ps: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre a Colômbia.

Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...