Bandeira do Reino Unido |
História: O Reino Unido (veja localização) é composto por quatro países (Inglaterra, Escócia, País de Gales e a Irlanda do Norte). O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. A principal câmara do Parlamento, a Câmara Baixa (Câmara dos Comuns), é composta por 646 deputados eleitos por sufrágio universal, e a Câmara Alta (Câmara dos Lordes), por cerca de 700 membros, que são os Pares do Reino nomeados a título vitalício ou hereditário e os bispos. Existe também um Parlamento escocês, em Edimburgo, com amplos poderes regionais e uma Assembleia galesa, em Cardiff, com poderes mais limitados para as questões relativas ao País de Gales mas que pode legislar em certas áreas. O Reino Unido, país da revolução industrial, foi berço de muitos cientistas, entre os quais se destacam Isaac Newton e Charles Darwin. O fundador da economia moderna, Adam Smith, era escocês. A literatura inglesa conta com inúmeros poetas, dramaturgos, ensaístas e romancistas, que vão desde Geoffrey Chaucer, passando por Shakespeare e pelos seus contemporâneos, até uma série de escritores modernos como Doris Lessing, Prémio Nobel da Literatura, e J. K. Rowling, autora da série infanto-juvenil Harry Potter. A moeda corrente no Reino Unido é desde o século VIII a Libra Esterlina.
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Descrição: a moeda acima apresenta, em seu reverso, a inscrição do valor (NEW PENCE e 10), o Leão com a coroa, que simboliza a monarquia, o poder e a força. O reverso mostra a efígie com a face voltada para a direita da monarca Elizabeth II e a inscrição "D. G. Regina", abreviação de Dei Gratia Regina, que traduzido do Latim significa "Pela Graça de Deus, Rainha".
Rainha Elizabeth em 1992 |
Personagem: Elizabeth Alexandra Mary (1926 - ), também conhecida como Elizabeth II ou Isabel II, é a monarca e chefe de estado do Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu. É também chefe da comunidade Britânica e governante suprema da Igreja Anglicana. Seu reinado acontece desde 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai George VI. Após sua coroação, foi a primeira monarca a visitar Austrália e Nova Zelândia. Presenciou alguns escândalos, principalmente sobre o conturbado casamento entre seu filho, o príncipe Carlos (ou Charles) e Diana. Como trineta da Rainha Vitória, a Rainha Isabel tem parentesco com chefes de Estados da maioria das casas reais da Europa e com os Imperadores do Brasil. Ela é prima de Alberto II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carlos XVI Gustavo da Suécia, também como os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.
Fonte: Portal da União Europeia
Olá!
ResponderExcluirPassando p conhecer o seu espaço e te convidar p conhecer o nosso blog/ nosso som e nos seguir. Já estamos te seguindo!
Somos a Banda L 100 PopRock!
Grande abraço.
http://l100poprock.blogspot.com/
muito enteressante!
ResponderExcluirda uma passadinha? http://opinioespromundo.blogspot.com.br/
Pensava que a Irlanda fazia parte do Reino Unido.
ResponderExcluirExcelente post, bem informativo. E outro detalhe que me chamou a atenção foi saber que a rainha Elisabeth tem parentescos com vários nobres europeus.
Bacana o Post.
Abras
Interessante!
ResponderExcluirSão histórias importantes pro Mundo todo...pro resto que aconteceu em outros lugares, evoluções, etc...
ResponderExcluirhttp://www.ziqzira.com.br/
Cara, eu sempre aprendo algo com seu blog. Muito bom! Parabéns.
ResponderExcluirmuito interesante
ResponderExcluir