|
Moeda comemorativa em prata |
História: A moeda registra o terceiro centenário da instalação da primeira casa cunhadora no País, sendo dedicada à Casa da Moeda do Brasil não apenas no sentido de estímulo à reflexão sobre o seu passado, que se associa ao processo histórico de formação da nação brasileira, mas também sobre todo um futuro em construção, coerentemente com o objetivo de aperfeiçoar e inovar o dinheiro brasileiro, contribuindo para a desejável imagem da empresa e do País. Sua tiragem foi de 7000 exemplares e o design foi criado pela própria Casa da Moeda.
|
Reverso |
|
Anverso |
Exemplar: No reverso, a concepção artística apresenta uma esfera (moeda) e seqüência de linhas em curva (cédulas), em alusão à atividade finalística da empresa, que é a fabricação do dinheiro nacional, atendendo às encomendas do Banco Central. Os demais elementos são as legendas "2 REAIS", "BRASIL" e "1994". No anverso, estão presentes a assinatura da Casa da Moeda do Brasil, a logomarca criada para os 300 anos e a legenda "1694", referente ao ano de inauguração da primeira Casa da Moeda, na Bahia.
Casa da Moeda do Brasil: Casa da Moeda é o local onde são produzidos as cédulas e moedas de cada país. Normalmente, cada país possui a sua própria, no entretanto, alguns países utilizam outras casas da moeda para produzir as moedas correntes. No Brasil, é uma empresa estatal fundada em 8 de março de 1694 pelos governantes portugueses na cidade de Salvador, que visavam a fabricação de moedas de ouro proveniente das minerações. Desde sua fundação a Casa da Moeda, vem realizando a produção de moedas e, posteriormente, também de cédulas e outros produtos funcionários e de segurança.
|
Sede da Casa da Moeda, no Rio de Janeiro |
Quantas relíquias em teu blog, não?
ResponderExcluirParabéns pelas pesquisas e acervo!
Diferente e interessante o conteúdo do seu blog. Gostei de conhecer.
ResponderExcluirAbraço e sucesso! =)
Isso sim é uma moeda bem estranha :)
ResponderExcluir2 Reais? Ok, se fosse de 3, eu teria duvida!
ResponderExcluirhttp://sweetsolution.wordpress.com/
Interessante.Meu avô colecionava moedas...
ResponderExcluirCaraca, que bizarro!!!
ResponderExcluir