Bandeira do Reino Unido |
História: O Reino Unido (veja localização) é composto por quatro países (Inglaterra, Escócia, País de Gales e a Irlanda do Norte). O Reino Unido é uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. A principal câmara do Parlamento, a Câmara Baixa (Câmara dos Comuns), é composta por 646 deputados eleitos por sufrágio universal, e a Câmara Alta (Câmara dos Lordes), por cerca de 700 membros, que são os Pares do Reino nomeados a título vitalício ou hereditário e os bispos. Existe também um Parlamento escocês, em Edimburgo, com amplos poderes regionais e uma Assembleia galesa, em Cardiff, com poderes mais limitados para as questões relativas ao País de Gales mas que pode legislar em certas áreas. O Reino Unido, país da revolução industrial, foi berço de muitos cientistas, entre os quais se destacam Isaac Newton e Charles Darwin. O fundador da economia moderna, Adam Smith, era escocês. A literatura inglesa conta com inúmeros poetas, dramaturgos, ensaístas e romancistas, que vão desde Geoffrey Chaucer, passando por Shakespeare e pelos seus contemporâneos, até uma série de escritores modernos como Doris Lessing, Prémio Nobel da Literatura, e J. K. Rowling, autora da série infanto-juvenil Harry Potter. A moeda corrente no Reino Unido é desde o século VIII a Libra Esterlina.
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Brasão de armas britânico |
Descrição: O exemplar mostra, em seu reverso, os três leões usados inicialmente pelo rei Ricardo, Coração de Leão no final do século XII e seu valor facial (ONE POUND). O anverso mostra a efígie da rainha Elizabeth II, ladeada pelas inscrições "ELIZABETH II" e "D. G. REG. F. D.", abreviação de Dei Gratia Regina Fidei Defensor - Pela Graça de Deus Rainha e Defensora da Fé, além do ano de cunhagem (1997).
Brasão de armas: As Armas Reais da Inglaterra são um brasão adotado pela primeira vez como as armas pessoais dos reis da Casa de Plantageneta no final do século XII. Eles continuam a simbolizar a Inglaterra e seus monarcas.Seu escudo mostra três leões passant guardant, armados e linguados azure; isso significa três leões dourados idênticos (também conhecidos como leopardos) com línguas e garras azuis, andando e encarando o observador e arranjados em uma coluna contra um fundo vermelho. Esse brasão criado na Idade Média de acordo com as mudanças políticas e dinásticas que a Inglaterra passou através dos séculos, porém o brasão em si não sofreu alterações desde o reinado do rei Ricardo I, Coração de Leão no final do século XII.
Rainha Elizabeth em 1997 |
Personagem: Elizabeth Alexandra Mary (1926), também
conhecida como Elizabeth II ou Isabel II, é a monarca e chefe de estado do
Reino Unido da Grã Bretanha e da Irlanda do Norte, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova
Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas
Salomão e Tuvalu. É também chefe da comunidade Britânica e governante suprema
da Igreja Anglicana. Seu reinado acontece desde 6 de fevereiro de 1952, com a
morte de seu pai George VI. Após sua coroação, foi a primeira monarca a visitar
Austrália e Nova Zelândia. Presenciou alguns escândalos, principalmente sobre o
conturbado casamento entre seu filho, o príncipe Charles e Diana.
Como trineta da Rainha Vitória, a Rainha Isabel tem parentesco com chefes de
Estados da maioria das casas reais da Europa e com os Imperadores do Brasil. Ela é prima de Albert II da Bélgica, Harald V da Noruega, Juan Carlos I da Espanha e Carlos XVI Gustavo da Suécia, também como
os antigos reis Constantino II da Grécia e Miguel da Romênia, além das antigas
casas reais da Prússia/Alemanha e Rússia.
Fonte: Wikipédia