quarta-feira, 22 de abril de 2015

1 Centavo (1969)

Bandeira do Brasil
Governo Médici: Emílio Garrastazu Médici foi eleito o 28º presidente do Brasil pelo Congresso Nacional. Em seu governo destaca-se o fim das guerrilhas urbanas, o que permitiu que seu sucesso Ernesto Geisel promovesse a abertura política. Durante sua gestão ocorreram diversas denúncias de tortura, morte e desaparecimento de presos políticos, o que ocasionou um constrangimento para o governo brasileiro no campo internacional. A repressão endureceu contra guerrilhas urbanas e rurais e o combate ao comunismo foram destaque importante em seu governo. Veja o exemplar abaixo cunhado nessa época:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Efígie da República
Exemplar: A moeda acima mostra em seu anverso o valor facial (1 CENTAVO) e seu ano de cunhagem (1969). O reverso mostra a Efígie da República rodeada pela inscrição "BRASIL".

Efígie da República: É a personificação do regime republicano e do próprio estado onde esse regime vigora. Geralmente a imagem da República é representada, iconograficamente, por uma mulher, ostentando um barrete frígio (touca ou carapuça usada pelos republicanos franceses na tomada da Bastilha, em 1789). No Brasil, ela se tornou um símbolo do país, com a proclamação da república em 1889.

Emílio Garrastazu Médici

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Moeda Comemorativa Centenário da FIFA (2004)

Moeda comemorativa em prata
História: Convidado pela FIFA – Fédération Internationale de Football Association (Federação Internacional das Associações de Futebol - a participar das comemorações do seu centenário, o Banco Central do Brasil lançou moedas comemorativas em ouro e prata, alusivas ao evento. A FIFA foi fundada e, 21 de maio de 1904 e atualmente conta com 208 países ou territórios associados, número maior que o das Nações Unidas, que possui 192. O programa numismático da Fifa inclui moedas de quatro países, todos ligados à história da Instituição: a França (a primeira sede da instituição), a Suíça (a atual sede), o Uruguai (a sede da primeira Copa do Mundo de Futebol em, 1930) e o Brasil (o país com maior número de conquistas da Copa do Mundo de Futebol - 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002). As moedas dos quatro países têm, de um lado, elementos comuns que garantem unidade ao conjunto do Centenário, e, do outro, ícones que caracterizam o país emissor. Para o lado comum, foi adotado projeto desenvolvido pela Casa da Moeda do Brasil. Foi autorizada a cunhagem de 20 mil exemplares em prata e 15 mil em ouro. Veja a moeda abaixo:

Reverso em prata
Anverso em prata
Exemplar em prata: No anverso, destaca-se versão estilizada da bandeira do Brasil, cercada pelas cinco estrelas alusivas aos campeonatos mundiais brasileiros e pelo número 100, composto por bolas de futebol. Completam a composição as legendas "Centenário da Fifa" e "Futebol Mundial". O reverso, que é comum para os quatro países participantes, figuram as legendas "2 reais", "2004" e "Brasil", em conjunto com uma estilização da bola e da rede, caracterizando o momento do gol.


Moeda comemorativa em ouro
Exemplar em ouro: O anverso apresenta paisagens e ícones característicos do Brasil, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Criando unidade visual com a moeda de prata, aparecem as mesmas legendas "Centenário da Fifa" e "Futebol Mundial", além do número 100 composto por bolas de futebol. O reverso (lado comum) apresenta estilização da bola, o valor de face (20 reais), a legenda "Brasil" e a era (2004).


Logomarca da FIFA, criada em 1977
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...