Bandeira do Uruguai |
História: a República Oriental do Uruguai (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui uma área de 172 mil km². Até o século XIX fazia parte do Vice-Reino do Rio da Prata. Em 1816 foi anexado ao território brasileiro como a província Cisplatina. Em 28 de agosto de 1828, quando Brasil e Argentina assinaram o Tratado de Montevidéu, que reconheceu a sua independência. No início do Século XIX, o Uruguai ficou conhecido como a "Suíça Sul-Americana", graças à consolidação da democracia e aos altos níveis de bem estar, comparados aos europeus. Foi o primeiro país a estabelecer a lei do divórcio e um dos primeiros a conceder às mulheres o direito ao voto. Veja o exemplar abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Puma Concolor |
Descrição: A moeda mostra em seu reverso a imagem de um puma atrás de um sol poente e seu valor facial ($10). O anverso mostra o Brasão de Armas uruguaio ladeado pela inscrição REPUBLICA ORIENTAL DEL URUGUAY, e o ano de cunhagem da moeda (2011).
Puma Concolor: É um mamífero carnívoro da fampilia felidae e do gênero puma. É o mamífero terrestre com maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo do Canadá até o Chile. Pode medir até 155 cm de comprimento, sem a cauda e pesar 72 kg e podem viver até os 9 anos de idade. É um animal solitário e de hábitos noturnos. Alimenta-se de cervídeos e é um predador oportunista. Atualmente encontra-se em sério risco de extinção no Uruguai. No Brasil é conhecido como Onça-Parda.
Brasão de Armas do Uruguai |
Brasão de Armas Uruguaio: O Brasão de armas do Uruguai foi pela primeira vez aprovado por lei em 19 de Março de 1829. Consiste num escudo oval, que é dividido em quatro secções iguais e coroado por um sol nascente dourado, o "Sol de Maio", simbolizando a ascensão do povo uruguaio. O escudo oval é cercado por um ramo de oliveira (à direita) e outro ramo de oliveira (à esquerda) unidos por uma fita azul celeste, a cor da república uruguaia. No quarto superior esquerdo existe uma balança, símbolo da igualdade e da justiça, sobre um fundo azul. O quarto superior direito contém o Cerro de Montevidéu (Colina de Montevidéu), com a sua fortaleza (veja a postagem), o que representa força, sobre um fundo de prata. No quarto inferior esquerdo, também sobre um fundo de prata, há um cavalo galopante, simbolizando liberdade. O quarto inferior direito possui um boi, que é um símbolo de abundância, sobre fundo azul.
PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre o Uruguai.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário