domingo, 26 de maio de 2013

1 Rúpia (1997) - Índia

Bandeira da Índia
História: A República da Índia (em hindi: भारत गणराज्य) é um país da Ásia Meridional (veja localização). Possui uma área de quase 3,3 milhões de km². É o segundo país mais populoso do planeta com 1,2 bilhão de habitantes. É composta por 28 estados e possui uma democracia parlamentar. A Índia  passou a ter destaque mundial a partir do século XVI, quando suas especiarias (pimenta do reino, noz moscada, cravo da índia, canela, gengibre, coentro, entre outros) chegaram ao paladar europeu. Com isso, várias potências navais (Portugal, Espanha, Países Baixos, Reino Unido e França) estabeleceram postos comerciais. O primeiro contato dos portugueses foi em 1498 com uma expedição de Vasco da Gama. Em 1857, após uma insurreição a nível nacional, o país passou a ser controlada pela coroa britânica. O século XX foi marcado pela luta por sua independência. Liderados por Mahatma Gandhi, milhões de pessoas organizaram campanhas de desobediência civil através da não-violência. Sua independência ocorreu em 15 de agosto de 1947 e desde então há uma disputa territorial com o Paquistão pela região da Caxemira.


Reverso (acervo pessoal)

Anverso (acervo pessoal)

Brasão de Armas da Índia
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (1 Rupee) e o ano de cunhagem (1997) rodeados por dois ramos de trigo. O anverso mostra a palavra "ÍNDIA", em escrita latina e hindi e o Brasão de Armas indiano.


Brasão de Armas: O brasão possui quatro leões (um está na parte traseira e consequentemente fica oculto) parados sobre um ábaco circular. O emblema simboliza uma nação "valente na coragem, forte no corpo, político no município e um inimigo a temer".  O ábaco tem desenhos de quatro animais, que são guardiões das quatro direções: o leão do norte, o elefante do leste, o cavalo do sul e o touro do oeste. O ábaco fica sobre uma nelumbo nucifera (flor-de-lótus), símbolo do país (veja abaixo). Abaixo há a inscrição, em escito Devanagari, o lema Satyavema Jayate (सत्यमेव जयते), que em português significa: "Sozinha, a Verdade triunfa. Essa é uma citação de Mundaka Upanishad, parte do sagrado hindu Vedas. O Brasão é usado em todas as moedas e aparece no passaporte diplomático.


Flor-de-Lótus (Nelumbo nucifera)

Ps: Parte desse texto está em outras postagens sobre a Índia.
Fonte: Wikipédia

sábado, 11 de maio de 2013

10 Reichspfenning (1939) - Alemanha Nazista

Bandeira da Alemanha Nazista
O início da Guerra: Alarmados e com Hitler fazendo mais exigências sobre Danzig, França e Reino Unido garantiram seu apoio à independência polonesa; quando a Itália conquistou a Albânia em abril de 1939, a mesma garantia foi estendida à Romênia e Grécia. Logo após a promessa franco-britânica para a Polônia, Alemanha e Itália formalizaram a sua própria aliança, o Pacto de Aço. Em agosto de 1939, a Alemanha e a União Soviética assinaram o Pacto Molotov-Ribbentrop, um tratado de não-agressão com um protocolo secreto. As partes apresentaram os direitos uns dos outros, "no caso de um rearranjo territorial e político", a "esferas de influência" (oeste da Polônia e da Lituânia para a Alemanha, e leste da Polônia, Finlândia, Estônia, Letônia e Bessarábia para a URSS). O tratado também levantou a questão de continuar a independência da Polônia. Em 1º de setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia juntamente com a União Soviética. Tem início a Segunda Guerra mundial. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: A moeda corrente na Alemanha entre 1924 e 1948 foi o Reichsmark. 1 Reichsmark era dividido em 100 Reichspfenning. O exemplar abaixo mostra, em ser reverso, a inscrição do valor (10 Rechspfenning) e ramos de carvalho. O anverso mostra o brasão de armas alemão, usado durante o regime nazista.


Brasão de Armas Nazista
Brasão de Armas: O Brasão de Armas alemão remete à imagem da águia preta, usada desde o século XIII no Sacro Império Romano Germânico. A águia era usada pelos romanos para reverenciar deuses ou imperadores, o que a tornava um símbolo de invencibilidade. O Brasão de Armas alemão é um dos mais antigos símbolos nacionais do mundo. Durante o Terceiro Reich, foi acrescentada a Suástica em referência ao governo nazista gravada sobre uma coroa de louros.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.
Fonte: Wikipédia

sábado, 4 de maio de 2013

25 øre Dinamarquês (1967) - Dinamarca

Bandeira da Dinamarca
História: A Dinamarca  (veja localização) é um país localizado na Europa Setentrional. É uma monarquia constitucional e possui um parlamento. Mesmo sendo membro da União Europeia desde 1973, ainda não adotou o Euro. Fazem parte do reino da Dinamarca também a Groenlândia e as Ilhas Faroé, no Oceano Atlântico. O país atualmente possui altos níveis de educação, saúde e assistência social. Em 2008 foi eleito o país menos corrupto do mundo, pelo Índice de Percepção de Corrupção. No primeiro milênio os Vikings dominavam a região. Durante muito tempo a Dinamarca alternava períodos de união com os outros países escandinavos (Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia). Em 1849 o país se tornou uma Monarquia Constitucional. Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918), a Dinamarca permaneceu neutra e na Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945) foi invadida pela Alemanha Nazista.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Frederico IX
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, mostra a inscrição de seu valor (25 øre Danmark) e possivelmente ramos de trigo, produto de grande exportação. Nesse exemplar vale destacar o furo no centro da moeda, normalmente associado às moedas japonesas. No anverso há provavelmente um ramo de louro, o monograma real do rei, que mostraa  coroa monárquica e a inscrição FR IX, abreviação de Frederik IX (rei Frederico IX), rei da Dinamarca entre 1947 e 1972.

Personagem: Christian Frederik Franz Michael Carl Valdemar Georg (1899 - 1972), ou Frederico IX,  foi o monarca dinamarquês por quase 25 anos. Seu reinado foi marcado pelo esforço na colaboração entre os Estados escandinavos. Frederico trouxe grandes mudanças para a Dinamarca, que passou de uma sociedade agrícola a um país desenvolvido, com forte expansão econômica nos anos 1960, quando as mulheres entraram no mercado de trabalho. Em uma passagem, em Copenhagen, adoeceu e veio a falecer em 14 de janeiro de 1972. Foi sucedido por sua filha, a rainha Margarida II.

Monograma Real do rei Frederico IX
Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...