|
Bandeira da União Europeia |
História: A Zona Euro é composta pelos seguintes países da União Europeia, que adotaram a moeda comum: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal, prevendo-se que com a expansão da União Europeia alguns dos aderentes mais recentes possam nos próximos anos partilhar também o euro como moeda oficial. O governo dinamarquês anunciou no seu programa de 22 de Novembro de 2007 a sua intenção de organizar um referendo sobre a entrada do país na Zona Euro. Alguns pequenos não praticavam políticas de moeda própria usam também o euro: Andorra, Mônaco, São Marino e Vaticano. Montenegro também utiliza o euro como sua moeda oficial. Também no Kosovo, o euro passou a circular mesmo antes da sua declaração de independência.
|
Reverso (acervo pessoal) |
|
Anverso (acervo pessoal) |
Descrição: O exemplar acima mostra, em seu reverso, um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda (20 cents) e, em ser anverso, seu ano de cunhagem (2002), doze estrelas (na mesma posição da bandeira da UE), que representam os doze países da antiga Comunidade Econômica Europeia (França, Itália, Alemanha Ocidental, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha) e o Portão de Brandemburgo.
Portão de Bandemburgo: É um arco do triunfo e símbolo da cidade de Berlim. Foi construída em estilo neoclássico entre 1789 e 1791. Possui doze colunas dóricas de estilo grego (seis de cada lado). O arco possui cinco vãos centrais onde passam cinco estradas. Sobre esse arco está uma estátua da deusa grega Irene (deusa da paz) em uma biga puxada por quatro cavalos. Visto de frente, o portão possui 26 m de altura, 11 m de profundidade e 65 m de largura. Durante a guerra fria, o portão permaneceu no lado oriental de Berlim e sua passagem só foi permitida após quase 30 anos, com a queda do muro de Berlim em 1989. Atualmente, o Portão de Brandemburgo representa a prosperidade e unificação alemã.
|
Portão de Brandemburgo |
PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.
Fonte: Wikipédia
Bacan essa relação de contra a História atraves das moedas. gostei do teu blog e da tua ideia, voltarei mais vezes.
ResponderExcluirAbç
seu blog é muito bom cara, parabens
ResponderExcluirCriatividade sem limites que essas pessoas que desenham e fazem essas moeda. Essa principalmente eu gosto porque e uma realidade em uma moeda.
ResponderExcluirhttp://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br
Obrigado pela vísita mas
ResponderExcluirPor que vc acha que a Usina Termonuclear é "Um exemplo da megalomania do regime militar." ??
Reflexo do "milagre econômico" nos anos 1970. Angra I foi construída na mesma época da Transamazônica e Ponte Rio-Niterói. Havia a necessidade de grandes obras para mostrar poder.
Excluirmuito legal, é bom achar conteúdo de verdade pela net.
ResponderExcluirPoxa, muito legal o seu trabalho. Mas tipo, voce compra e tal?
ResponderExcluircara, tá aqui http://rocknrollpost.blogspot.com.br/search/label/BRAS%C3%8DL divirta-se com 52 vídeos de rock e metal do brasil postados no blog, não tenho culpa se as bandas do brasil demoram ou não tem dinheiro para gravar um vídeo clipe,priorizo lançamentos.
ResponderExcluirah, bela moeda
Bacana,curti
ResponderExcluirLegal vc é colecionador?
ResponderExcluirA moeda brasileira devia ter a cara do Bozo e coroa com sinal $.
Passa lá tbm... bj e boa semana ;)
Cara, você já pensou em fazer vídeos? Seriam legais, eu assistiria!
ResponderExcluirTenho uma dessa achei na rua a um 2 anos atras! shuhsuahsuas
ResponderExcluir