sábado, 28 de dezembro de 2013

1 Centavo de Cruzado (1986)

Bandeira do Brasil
Governo Sarney: José Ribamar Sarney de Araújo Costa, antigo  presidente da Aliança Renovadora Nacional (ARENA), antigo partido de situação do governo militar, se desligou do partido por causa da  candidatura de Paulo Maluf à presidência. Fundou o Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM). Foi indicado como candidato a vice presidente de Tancredo Neves, contudo complicações de saúde impediram Tancredo de tomar posse. Sarney tomou posse interinamente em 15 de março de 1985 e assumiu o poder definitivamente com a morte do presidente vencedor em 21 de abril do mesmo ano. Observe o exemplar abaixo.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: a moeda acima, é provavelmente a menor já cunhada no país, com o diâmetro de apenas 15mm. O reverso mostra o valor facial (1 Centavo), A legenda "Brasil" e o ano de cunhagem (1986). O anverso mostra o brasão de armas brasileiro.


Armas Nacionais
Brasão de Armas do Brasil: Ainda segundo a lei 5.700, alterada pela lei 8.421, de 11 de maio de 1992, a feitura das armas nacionais deve obedecer à proporção de quinze de altura por quatorze de largura. Suas características são: um escudo redondo em campo azul-celeste, contendo cinco estrelas de prata, dispostas na forma da constelação do Cruzeiro do Sul, com a bordadura do campo perfilada de ouro, carregada de estrelas de prata em número igual ao das estrelas existentes na bandeira nacional. O mesmo escudo ficará pousado numa estrela partida e gironada, de dez peças de sinopla e ouro, bordada de duas tiras, a interior de goles e a exterior de ouro. O todo brocante sobre uma espada, em pala, empunhada de ouro, guardas de blau, salvo a parte do centro, que é de goles e contendo uma estrela de prata, figurará sobre uma coroa formada de um ramo de café frutificado, à destra, e de outro de fumo florido, à sinistra, ambos da própria cor, atados de blau, ficando o conjunto sobre um resplendor de ouro, cujos contornos formam uma estrela de vinte pontas e, por fim, em listel de blau, brocante sobre os punhos da espada, inscrever-se-á, em ouro, a legenda República Federativa do Brasil, no centro, e ainda as expressões 15 de novembro, na extremidade destra, e as expressões de 1889, na sinistra.

Acompanhe a Era Sarney.
Fonte: Wikipédia

14 comentários:

  1. Gosto de blogs que me ensinam algo, por isso gostei do seu. (:

    ResponderExcluir
  2. Nem me fale em Sarney, sou maranhense... =))

    ResponderExcluir
  3. Meu pai teve uma coleção de moedas, que infelizmente se perderam com o tempo...

    Parabéns pelo blog!

    http://malnutrido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. cara, lembro dessa moeda, sou de 81. tô ficando véio kkk

    ResponderExcluir
  5. Po bacana nunca tinha visto essa moeda muito interessante

    ResponderExcluir
  6. Um blog de futuro é um blog original
    que tem postagens interessantes, pelo menos eu nunca tinha visto uma matéria sobre o assunto, muito bom!
    estou seguindo e em breve voltarei para ler novos textos, da uma retribuida no meu:
    www.alvezdetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. como eu já falei, seu blog é um dos mais originais que eu conheço, pq nunca vi um blog assim, que fala exclusivamente de moedas... parabéns, porque é bom a gente falar de uma coisa que a gente gosta, e ainda mais quando é uma coisa quequase ninguém fala.


    [b]quer ganhar um seguidor?
    me segue, que eu te sigo!
    http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Interessante demais.. Gostei.
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho ela, 1 cruzado. Muito bom o post, como sempre.

    ResponderExcluir
  10. Também tenho a mesma. Mas me explica uma coisa, esse 1 centavo de cruzado é a mesma coisa que o 1 centavo que está SUMIDO??

    ResponderExcluir
  11. devo ter umas 800 pçs dessa moeda de 1 centavo de cruzado. caso algum interessado , negocio.

    ResponderExcluir
  12. gostei e pra quem quiser tenho algumas moeda pra negócio...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...