quarta-feira, 1 de julho de 2015

1 Euro - Alemanha (2002)

Bandeira da União Europeia
História: A União Europeia (UE) é uma união supranacional econômica e política composta por 27 estados-membros, estabelecida em 7 de fevereiro de 1992. Essa união entre os Estados europeus proporciona diversas vantagens como um política agrícola e de pesca comuns. Provavelmente a maior conquista da UE foi a adoção de uma moeda única. O Euro (€) é moeda adotada em 17 países da União Europeia. Foi instituído em 1º de janeiro de 1999. As cédulas e moedas foram emitidas a partir de 1º de janeiro de 2002. O Euro se divide em 100 centavos. Cada moeda tem uma face comum (reverso) e outra face que vem de acordo com o país em que foi cunhada. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Brasão de Armas alemão

Descrição: O reverso, com face comum a todos os países, representa a inscrição do valor (1 EURO), o mapa da Europa e 12 estrelas que representam os doze Estados que fundaram a União Europeia (FrançaItáliaAlemanha OcidentalBélgicaPaíses Baixos, Luxemburgo,  Irlanda, Dinamarca, Grécia, PortugalEspanha e Reino Unido,). O anverso mostra  as mesmas doze estrelas, o ano de cunhagem (2002) e o brasão de armas da Alemanha.

Brasão de Armas: O Brasão de Armas alemão remete à imagem da águia preta, usada desde o século XIII no Sacro Império Romano Germânico. A águia era usada pelos romanos para reverenciar deuses ou imperadores, o que a tornava um símbolo de invencibilidade. O Brasão de Armas alemão é um dos mais antigos símbolos nacionais do mundo.

PS: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre a Alemanha.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...