domingo, 27 de abril de 2014

100 Liras Italianas (1994) - Itália

Bandeira da Itália
História: A República Italiana (veja localização) é um país localizado na península itálica, na Europa Meridional. Possui uma área de 301 mil km². Possui uma das maiores economias do mundo. A população italiana remonta desde a pré-história. Os etrucos foram os primeiros a ter destaque na região, principalmente porque eles deram origem ao maior império da antiguidade. Roma dominou o mundo ocidental entre o século VIII a.C. e 476 d.C. Com o fim do Império Romano do Ocidente, o território, conhecido pelo formato de bota, se dividiu em vários reinos. A unificação se deu apenas a partir de 1861. Após a primeira guerra mundial (1914 - 1918) o país esteve sob o regime fascista de Benito Mussolini e durante a segunda guerra (1939 - 1945) apoiou inicialmente a Alemanha Nazista. É um dos países fundadores da OTAN e da União Europeia e em 1999 entrou na zona do Euro. A libra italiana foi a moeda corrente entre 1861 e 2002. Veja o exemplar abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)

Insignia dos Carabineiros
Descrição: O exemplar acima comemora os 180 anos de criação d'Arma dos Carabineiros. Seu reverso mostra a indicação de 180 anos (CLXXX), o lema - em latim - Para Sempre Fiel. Na borda há a inscrição "Arma dei Carabinieri. Dois incêndios separam a inscrição do restante da moeda, que apresenta as datas 1814 - 1994, o valor da moeda (L 200), a indicação do autor da moeda (Zanelli) abaixo do valor facial. No centro há o insignia dos carabineiros. O "RI" significa República Italiana. O anverso mostra uma efígie feminina voltada para a direita ladeada pela inscrição "REPVBLICA ITALIANA", ao estilo dos antigos romanos. Há também a indicação do autor (Vanucci) na parte inferior.

Arma dos CarabineirosA Arma dos Carabineiros (em italiano: Arma dei carabinieri) constituem uma das quatro forças armadas da Itália e uma de suas cinco forças de segurança (Carabineiros, Polícia do Estado, Guarda de Finanças, Corpo Florestal do Estado e Corpo da Polícia Penitenciária), cujas atribuições e competências são: a defesa nacional,polícia militar, segurança pública e polícia judiciária.
Fonte: Wikipédia

terça-feira, 22 de abril de 2014

Cédula de 5 Reais (1994 - Hoje)

Cédula de 5 Reais.
Exemplar: A cédula de cinco reais foi lançada juntamente com o plano Real em 1º de julho de 1994. Desde então já foram feitas duas mudanças a fim de evitar falsificações. A primeira estampa (A) ficou em circulação de 1994 a 1997 e foi substituída por causa do grande número de falsificações. A estampa B foi lançada apenas em 1994 e possuía as mesmas características da estampa A, no entanto foi emitida pela Giesecke & Devrient, empresa alemã que emite cédulas. A estampa C possui um papel mais fino, o fio de segurança deixou de existir a marca d'água passou a ser a bandeira nacional. A cédula possui as dimensões de 140 x 65mm. O Reverso possui a efígie da República em forma de estátua e o Anverso mostra a figura de uma garça (Casmerodius albus), figura representativa da fauna brasileira. Veja o exemplar abaixo:

Reverso
Anverso

Garça Branca Grande
Garça Branca Grande: Também conhecida como Garça Branca, é uma ave da ordem Pelecaniformes. É uma garça de vasta predominação, que pode ser vista em todo o Brasil. Trata-se de uma ave com todo o corpo branco, com exceção do bico, que é amarelado. Tem em média 90 cm de altura. É facilmente identificado pelas longas pernas e pescoço. Apresenta enormes egretes (penas que se formam no período reprodutivo). Sua alimentação é basicamente de peixes, mas pode se alimentar também de répteis, pequenos roedores, anfíbios, insetos e até lixo. Durante o período reprodutivo, há o desenvolvimento das egretas, conforme explicado acima, que por muito tempo serviram de adorno para chapéus e roupas na Europa. Vive em grandes grupos e habita as margens de rios, lagos e banhados. É uma ave migratória e costuma fazer pequenos deslocamentos durante o período de cheia.

terça-feira, 15 de abril de 2014

500 Pesos (2002) - Chile

Bandeira do Chile
História: A República do Chile (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui um território incomum, com 4300 km de comprimento e uma média de 175 km de largura. Possui um clima bastante variado, que vai do deserto do Atacama, o mais seco do mundo, à Cordilheira dos Andes. Os primeiros europeus chegaram à região no século XVI, em um grupo liderado por Diego de Almargo, o Velho. A primeira cidade, Santiago, foi fundada em 1541. A proclamação da República aconteceu em 1818. Em 1970, Salvador Allende vence democraticamente as eleições presidenciais,no entanto, em 11 de setembro de 1973, ele sofre um golpe de estado e o General Augusto Pinochet assume o poder, instaurando um regime de ditadura que durou 17 anos. Em 2005, o Chile elegeu sua primeira presidente - Michele Bachelet. Em 2010, um forte terremoto de 8,8 pontos na escala Richter atingiu a região central do país, causando centenas de mortes e alertas de tsunamis pelo oceano pacífico. Veja a moeda abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Cardeal Silva Henríquez
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (500 PESOS) e o ano de cunhagem (2002) ladeados por folhas de louro. O anverso mostra a inscrição "REPUBLICA DE CHILE" e o busto do Cardeal Raúl Silva Henríquez.

Personagem: Raúl Silva Henríquez (1907 - 1999) foi um sacerdote salesiano, advogado, bispo de Valparaíso entre 1959 e 1961, arcebispo de Santiago entre 1961 e 1983 e firme defensor dos direitos humanos durante a ditaduta Pinochet. Enquanto arcebispo, participou do Concílio Vaticano II, promoveu a distribuição de terras da Igreja Católica a trabalhadores de cooperativas. Essa atitude estimulou outros governos a promover a reforma agrária. Com o golpe de 1973, Henríquez fundou com outras igrejas cristãs o Comitê Pró Paz, com o objetivo de proteger os perseguidos pelo governo militar de Pinochet. Recebeu diversos prêmios por sua luta a favor dos direitos humanos. Faleceu em 9 de abril de 1999, aos 91 anos. Seu funeral, visto por milhares de pessoas, recebeu honras de estado.

Ps: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Chile.
Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Moeda Comemorativa Brasil 500 Anos (2000)


Moeda Comemorativa em Prata
História: Após o sucesso da expedição de Vasco da Gama (1498) que trouxe grande quantidade de especiarias da Índia, o rei de Portugal, D. Manuel I decide fazer uma nova expedição liderada por Pedro Álvares Cabral, desta vez maior que a anterior. No entanto, antes de chegar ao destino final, a frota desembarca em 22 de abril de 1500 na América do Sul, mais precisamente no litoral baiano. O termo "descobrimento" é eurocêntrico, visto que o Brasil já era habitado por diversos povos indígenas. Como parte da comemoração dos 500 anos desse acontecimento, o Banco Central do Brasil lançou duas moedas comemorativas apresentando, em sua composição simbólica, motivos de importante reflexão sobre a origem e a formação da nação brasileira. Foram fabricadas 15385 exemplares em prata e ouro.

Reverso

Anverso
Moeda Comemorativa em Ouro
Exemplar: Os anversos apresentam composição estilizada que retrata o encontro das culturas indígena e européia por intermédio de adorno de penas característico dos índios brasileiros e de uma rosa dos ventos, instrumento de navegação usado pelos portugueses à época do descobrimento. Em continuidade a composição, a expressão “BRASIL 500 ANOS 1500 2000”.

O reverso da moeda de prata apresenta o momento do descobrimento, observado a partir da terra recém descoberta. A composição em dois planos apresenta, no primeiro, a figura de um índio e, no segundo, nau da expedição de Pedro Álvares Cabral rumando para a nova terra. Interligando os elementos da cena, um adorno indígena de penas e uma rosa dos ventos. Na parte superior, a denominação “5” ladeada pela expressão “REAIS”. O reverso da moeda de ouro traz o Brasil atual. O elemento principal da representação é o mapa do País, contornado à esquerda por folhas, em alusão às riquezas naturais, tendo ao centro a logomarca oficial dos 500 Anos. Ao fundo, composição abstrata em linhas e, à esquerda do mapa, a legenda “20 REAIS".

Primeira Missa, de Victor Meirelles

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...