Bandeira do Chile |
História: A República do Chile (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui um território incomum, com 4300 km de comprimento e uma média de 175 km de largura. Possui um clima bastante variado, que vai do deserto do Atacama, o mais seco do mundo, à Cordilheira dos Andes. Os primeiros europeus chegaram à região no século XVI, em um grupo liderado por Diego de Almargo, o Velho. A primeira cidade, Santiago, foi fundada em 1541. A proclamação da República aconteceu em 1818. Em 1970, Salvador Allende vence democraticamente as eleições presidenciais,no entanto, em 11 de setembro de 1973, ele sofre um golpe de estado e o General Augusto Pinochet assume o poder, instaurando um regime de ditadura que durou 17 anos. Em 2005, o Chile elegeu sua primeira presidente - Michele Bachelet. Em 2010, um forte terremoto de 8,8 pontos na escala Richter atingiu a região central do país, causando centenas de mortes e alertas de tsunamis pelo oceano pacífico. Veja a moeda abaixo:
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Cardeal Silva Henríquez |
Descrição: A moeda acima mostra, em seu reverso, a inscrição do valor (500 PESOS) e o ano de cunhagem (2002) ladeados por folhas de louro. O anverso mostra a inscrição "REPUBLICA DE CHILE" e o busto do Cardeal Raúl Silva Henríquez.
Personagem: Raúl Silva Henríquez (1907 - 1999) foi um sacerdote salesiano, advogado, bispo de Valparaíso entre 1959 e 1961, arcebispo de Santiago entre 1961 e 1983 e firme defensor dos direitos humanos durante a ditaduta Pinochet. Enquanto arcebispo, participou do Concílio Vaticano II, promoveu a distribuição de terras da Igreja Católica a trabalhadores de cooperativas. Essa atitude estimulou outros governos a promover a reforma agrária. Com o golpe de 1973, Henríquez fundou com outras igrejas cristãs o Comitê Pró Paz, com o objetivo de proteger os perseguidos pelo governo militar de Pinochet. Recebeu diversos prêmios por sua luta a favor dos direitos humanos. Faleceu em 9 de abril de 1999, aos 91 anos. Seu funeral, visto por milhares de pessoas, recebeu honras de estado.
Ps: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Chile.
Ps: Parte desse texto encontra-se em outras postagens sobre o Chile.
Fonte: Wikipédia
eu imagino que como professor de história, as suas aulas devem ser mto interessante, e vc deve compartilhar todo esse seu conhecimento de numismática com seus alunos, deve ser legal
ResponderExcluirparabéns!
\tô aki retribuindo comentário, mto obrigada, pessoas como vc são a essência para a existência do meu blog
www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com
visita o meu blog? me dá esse prazer vai ;)
Curto muito teu blog ;D
ResponderExcluirAcho Muito Bom seu Blog
ResponderExcluirTraz O Ar de Um Musel.
Gostei do seu blog!! Muito interessante mesmo!! Parabéns
ResponderExcluirsempre do valor para as pessoas que fazem alguma coisa pela cultura e isso é importante á história está em todos os lugares e também nas pequenas coisas, parabéns pelo blog
ResponderExcluirAdorei, muito bom!
ResponderExcluirhttp://lollyoliver.wordpress.com
Eu sempre quis conhecer o Chile *.* Um dia eu consigo ir!
ResponderExcluirSeu blog é realmente muito bom.
ResponderExcluirhttp://lollyoliver.wordpress.com/