Bandeira do Uruguai |
História: a República Oriental do Uruguai (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui uma área de 172 mil km². Até o século XIX fazia parte do Vice-Reino do Rio da Prata. Em 1816 foi anexado ao território brasileiro como a província Cisplatina. Em 28 de agosto de 1828, quando Brasil e Argentina assinaram o Tratado de Montevidéu, que reconheceu a sua independência. No início do Século XIX, o Uruguai ficou conhecido como a "Suíça Sul-Americana", graças à consolidação da democracia e aos altos níveis de bem estar, comparados aos europeus. Foi o primeiro país a estabelecer a lei do divórcio e um dos primeiros a conceder às mulheres o direito ao voto. Em 1973, o Uruguai, como a maioria dos países sul americanos, sofreu um golpe militar. Durante esse rígido regime, o país enfrentou grave crise econômica que não acabou, mesmo com a redemocratização iniciada em 1984. Observe o exemplar abaixo.
Reverso (acervo pessoal) |
Anverso (acervo pessoal) |
Descrição: A moeda acima mostra em seu reverso a inscrição de valor (20 centésimos) cercada por folhas de louro. O Anverso tem a palavra URUGUAY, o ano de cunhagem (1976) e a Fortaleza General Artigas, também conhecida como Fortaleza Del Cerro.
Fortaleza Del Cerro: Localizado na cidade de Montevidéu, esse forte foi construído no monte mais elevado da região (cerro de Montevidéu) em 1809 com o objetivo de proteger a população local às margens do Rio da Prata. No século XX, a fortificação foi desativada e atualmente abriga o Museu Militar Fortaleza General Artigas e uma exposição sobre a história militar do Uruguai. Maiores informações sobre preços e visitação aqui.
Fortaleza Del Cerro em Montevidéu |
PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre o Uruguai.
Fonte: Wikipédia