sábado, 18 de junho de 2011

20 Centésimos (1976) - Uruguai

Bandeira do Uruguai
História: a República Oriental do Uruguai (veja localização) é um país localizado na América do Sul. Possui uma área de 172 mil km². Até o século XIX fazia parte do Vice-Reino do Rio da Prata. Em 1816 foi anexado ao território brasileiro como a província Cisplatina. Em 28 de agosto de 1828, quando Brasil e Argentina assinaram o Tratado de Montevidéu, que reconheceu a sua independência. No início do Século XIX, o Uruguai ficou conhecido como a "Suíça Sul-Americana", graças à consolidação da democracia e aos altos níveis de bem estar, comparados aos europeus. Foi o primeiro país a estabelecer a lei do divórcio e um dos primeiros a conceder às mulheres o direito ao voto. Em 1973, o Uruguai, como a maioria dos países sul americanos, sofreu um golpe militar. Durante esse rígido regime, o país enfrentou grave crise econômica que não acabou, mesmo com a redemocratização iniciada em 1984. Observe o exemplar abaixo.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: A moeda acima mostra em seu reverso a inscrição de valor (20 centésimos) cercada por folhas de louro. O Anverso tem a palavra URUGUAY, o ano de cunhagem (1976) e a Fortaleza General Artigas, também conhecida como Fortaleza Del Cerro.

Fortaleza Del Cerro: Localizado na cidade de Montevidéu, esse forte foi construído no monte mais elevado da região (cerro de Montevidéu) em 1809 com o objetivo de proteger a população local às margens do Rio da Prata. No século XX, a fortificação foi desativada e atualmente abriga o Museu Militar Fortaleza General Artigas e uma exposição sobre a história militar do Uruguai. Maiores informações sobre preços e visitação aqui.

Fortaleza Del Cerro em Montevidéu
PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre o Uruguai.
Fonte: Wikipédia

domingo, 5 de junho de 2011

10 Euro Cents (2002) - Alemanha

Bandeira da União Europeia
História: A União Europeia (UE) é uma união supranacional econômica e política composta por 27 estados-membros, estabelecida em 7 de fevereiro de 1992. Essa união entre os Estados europeus proporciona diversas vantagens como um política agrícola e de pesca comuns. Provavelmente a maior conquista da UE foi a adoção de uma moeda única. O Euro (€) é moeda adotada em 17 países da União Europeia. Foi instituído em 1º de janeiro de 1999. As cédulas e moedas foram emitidas a partir de 1º de janeiro de 2002. O Euro se divide em 100 centavos. Cada moeda tem uma face comum (reverso) e outra face que vem de acordo com o país em que foi cunhada.

Reverso (acervo pessoal)
Anverso (acervo pessoal)
Descrição: O exemplar acima mostra, em seu reverso, um lado comum, europeu, mostrando o valor da moeda (10 cents) e, em ser anverso, seu ano de cunhagem (2002), doze estrelas (na mesma posição da bandeira da UE), que representam os doze países da antiga Comunidade Econômica Europeia (França, Itália, Alemanha Ocidental, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Grécia, Portugal e Espanha) e o Portão de Brandemburgo.

Portão de Bandemburgo: É um arco do triunfo e símbolo da cidade de Berlim. Foi construída em estilo neoclássico entre 1789 e 1791. Possui doze colunas dóricas de estilo grego (seis de cada lado). O arco possui cinco vãos centrais onde passam cinco estradas. Sobre esse arco está uma estátua da deusa grega Irene (deusa da paz) em uma biga puxada por quatro cavalos. Visto de frente, o portão possui 26 m de altura, 11 m de profundidade e 65 m  de largura. Durante a guerra fria, o portão permaneceu no lado oriental de Berlim e sua passagem só foi permitida após quase 30 anos, com a queda do muro de Berlim em 1989. Atualmente, o Portão de Brandemburgo representa a prosperidade e unificação alemã.

Portão de Brandemburgo
PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.
Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Moeda Comemorativa Eco 92 (1992)

Moeda comemorativa em prata
Exemplar: Esta moeda, hoje sem curso legal, com o valor facial de dois mil cruzeiros, cunhada de acordo com decisão do Conselho Monetário Nacional de novembro de 1991, tem característica comemorativa, registrando a oportunidade histórica de especiais estudos e decisões internacionais sobre o MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, tema da Conferência das Nações Unidas realizada no Rio de Janeiro em 1992. Seu valor facial era de Cr$ 2000,00 e sua tiragem foi de 30 mil exemplares. Seu reverso mostra um beija-flor e seu valor facial (2000 Cruzeiros). Seu reverso mostra o Pão de Açúcar, famoso cartão postal do Rio de Janeiro.
Reverso
Anverso

Eco 92: A Conferência das Nações Unidas Sobre Meio Ambiente, realizada entre os dias 3 e 14 de junho de 1992, tinha por objetivo principal conciliar o desenvolvimento sócio-econômico e a preservação dos ecossistemas da terra. A Conferência do Rio consagrou o conceito de desenvolvimento sustentável e contribuiu para a mais ampla conscientização de que os danos ao meio ambiente eram majoritariamente de responsabilidade dos países desenvolvidos. Reconheceu-se, ao mesmo tempo, a necessidade de os países em desenvolvimento receberem apoio financeiro e tecnológico para avançarem na direção do desenvolvimento sustentável. Naquele momento, a posição dos países em desenvolvimento tornou-se mais bem estruturada e o ambiente político internacional favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de princípios como o das responsabilidades comuns, mas diferenciadas. A mudança de percepção com relação à complexidade do tema deu-se de forma muito clara nas negociações diplomáticas, apesar de seu impacto ter sido menor do ponto de vista da opinião pública.

Confrência na Eco 92
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...