terça-feira, 19 de abril de 2011

Novas Cédulas do Real

Segunda família de cédulas do real
O Banco Central lançou em fevereiro de 2011 a segunda família de moedas do real. As cores e os animais foram mantidos e novos itens de segurança foram colocados. As cédulas de 50 e 100 reais já estão em circulação. As demais notas serão substituídas gradativamente até 2012. Segundo o ministro da fazenda Guido Mantega, "A mudança é necessária porque temos que emitir cédulas que sejam mais seguras, que possam evitar procedimentos de falsificação que podem ocorrer com cédulas mais simples". Abaixo há um vídeo interessante sobre segunda família de cédulas de real que estão chegando aos poucos ao mercado brasileiro.


segunda-feira, 18 de abril de 2011

5 Marcos Alemães (1975) - Alemanha Ocidental

Bandeira da Alemanha
Cartaz da Copa de 1974
História: Após a Segunda Guerra Mundial, os líderes dos países vencedores (Estados Unidos, Reino Unido e União Soviética) se reuniram, na Alemanha, em um encontro conhecido como Conferência de Postdam, aonde foi decidido o destino alemão. Em janeiro de 1946, a Alemanha foi dividida em quatro áreas, uma para cada vencedor (EUA, Reino Unido, URSS e França). Essa ocupação durou até 1948 e a região sob controle dos Soviéticos passou a se chamar República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental. O lado dominado pelos demais países se tornou a República Federal da Alemanha ou Alemanha Ocidental. A mesma divisão aconteceu com a capital Berlim. A divisão foi um dos maiores símbolos da Guerra Fria, disputa ideológica entre Estados Unidos (capitalistas) e União Soviética (Comunista). As Alemanhas permaneceram separadas até 1990. A Alemanha Ocidental (veja localização) venceu três copas do mundo (1954, 1974 e 1990) e sediou o mundial de 1974. Observe a moeda abaixo:

Reverso (acervo pessoal)
Reverso (acervo pessoal)


Brasão de Armas alemão
Descriçãonessa moeda pode-se observar em seu reverso o valor (5 marcos alemães) e a inscrição Bundesrepublik Deutschland – Deutsche Mark (República Federal da Alemanha – Marco Alemão). Em seu anverso pode se observar o desenho de uma águia, que representa o Brasão de Armas e seu ano de cunhagem (1975). Em sua borda há a inscrição do lema nacional - Einigkeit und Recht und Freiheit, que em alemão significa: Unidade, Justiça e Liberdade. 


Brasão de Armas: O Brasão de Armas alemão remete à imagem da águia preta, usada desde o século XIII no Sacro Império Romano Germânico. A águia era usada pelos romanos para reverenciar deuses ou imperadores, o que a tornava um símbolo de invencibilidade. O Brasão de Armas alemão é um dos mais antigos símbolos nacionais do mundo.

PS: Parte desse texto está presente em outras postagens sobre a Alemanha.

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Personagens das Moedas Atuais - Barão de Rio Branco

Moeda de 50 Centavos
Rio Branco
A moeda de 50 centavos, em circulação desde 1998, sofreu uma pequena mudança. Seu material, que até 2002 era de Cuproníquel, mudou para aço inoxidável. A única alteração nas moedas foi seu peso, que passou de 9,25g para 6,8g. As demais medidas permanecem (23mm de diâmetro e espessura de 2,85mm). Em sua borda há a inscrição ordem e progresso, alusão à escrita da bandeira nacional. Seu anverso possui a figura do Barão de Rio Branco e um mapa do Brasil, que representa a política externa brasileira no início da República e a consolidação final das fronteiras brasileiras. Com vocês o último homenageado na segunda família de moedas do Real: Rio Branco.

Personagem: José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845 - 1912), mais conhecido como Barão de Rio Branco, foi um diplomata, geógrafo e historiador brasileiro. Iniciou sua carreira política como promotor e deputado. Recebeu o título de barão do Rio Branco às vésperas do fim do império. Sua maior contribuição para o país foi a consolidação das fronteiras brasileiras, por meio de processos ou negociações bilaterais. Destaque para três questões fronteiriças:
  • Amapá: delimitação da fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. Seu limite foi o rio Oiapoque;
  • Palmas: conquista, por intermédio do governo estadunidense, de terras nos estados de Paraná e Santa Catarina.
  • Acre: foi assinado, em 1903, o tratado de Petrópolis, onde a Bolívia cedeu o território do Acre em troca de terras no Mato Grosso, a quantia de 2 milhões de libras esterlinas e a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, que escoaria a produção de borracha, que vivia seu auge.


Estados brasileiros em 1889
Estados brasileiros hoje

Curiosidade: seu nome está no Instituto Rio Branco, escola onde se formam diplomatas. O nome da capital acreana é uma homenagem aos seu nome. A cédula de 1000 cruzeiros de 1978 incorporou uma gíria, onde qualquer cédula com valor de mil seria chamada de barão.

Cédula de Cz$ 1000,00 de 1978 ou um Barão

Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Personagens das Moedas Atuais – Marechal Deodoro da Fonseca

Moeda de 25 centavos
A moeda de 25 centavos é a segunda maior de todas, com 25mm de diâmetro. Sua massa é de 7,55g e sua espessura é de 2,25mm. Seu bordo é serrilhado e composto de aço revestido de bronze. Bastante semelhante à moeda de 10 centavos. No anverso se vê a imagem do personagem do dia: Marechal Deodoro da Fonseca.

Deodoro da Fonseca

Personagem: Manuel Deodoro da Fonseca (1827 - 1892) foi militar, político, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. Seu governo foi marcado por forte instabilidade política, graças à política do Encilhamento - política econômica do então ministro da fazenda Rui Barbosa, que quase quebrou a economia brasileira , ao autoritarismo e ao fechamento do Congresso Nacional. Em seu governo foi promulgada a primeira Constituição republicana.
Bandeira original e a atual
Curiosidade: A bandeira republicana do Brasil foi composta em homenagem aos Estados Unidos, tanto que o país passou a se chamar República dos Estados Unidos do Brasil. Como não houve aceitação, no dia 19 de novembro de 1889 foi usada a bandeira atual, com cada estrela representando uma unidade da federação (Estados, Territórios e o Distrito Federal – no Rio de Janeiro). A bandeira brasileira é uma das poucas que não utiliza as cores vermelha e preta, que geralmente representam sangue ou luto. Foi usada uma faixa com a frase do positivista Augusto Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". A bandeira original, mesmo rejeitada, foi inspiração para as bandeiras de Goiás, Piauí e Sergipe.

Bandeiras de Goiás, Piauí e Sergipe, respectivamente.
Fonte: Wikipédia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...