Cifrão |
História: Você certamente já se perguntou sobre o significado daquele "S" cortado por duas linhas que simboliza o dinheiro.O cifrão, cujo símbolo é o $, é o marcador de moeda de alguns países da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Uruguai. O símbolo está fortemente associado ao contexto monetário e financeiro. Com o passar dos anos as moedas começaram a ter uma representação gráfica, geralmente constituída por duas partes: uma sigla de designação abreviada para o padrão monetário, que varia de país para país, e o cifrão, símbolo universal do dinheiro e que se origina etimologicamente do árabe cifr(صفر). A mina de prata de Potosi na Bolívia (veja localização) gerou muita riqueza. As moedas cunhadas ali, chamadas reales (ou columnarios), deram origem ao Dólar Estadunidense e ao símbolo do Cifrão presente em moedas sul americanas. Veja esse exemplar abaixo.
Real de Potosi, cunhado em 1768 |
Plus Ultra, em Sevilha |
A origem do símbolo: Os reales eram cunhados com os dois hemisférios da terra, o dístico plus ultra (VTRA QUE VNUM, que significa algo como "ambos como um") e as colunas de Hércules presentes no Brasão Espanhol. Uma versão afirma que, com o tempo, os dois hemisférios foram substituídos por uma flâmula como na figura ao lado. A outra versão é a de que o general berbere Tariq ibn Ziyad, ao conquistar o Reino dos Visigodos (atual Espanha) teria chegado pelo Estreito de Gibraltar, que divide a Europa da África. Para celebrar o feito, Tariq teria mandado cunhar moedas comemorativas com a gravura de uma linha sinuosa em forma de "S", cortada por duas linhas paralelas, representando as duas colunas de Hércules, significando força, poder e esperança.
Colunas de Hércules: era o nome dado às elevações rochosas que existem no estreito de Gibraltar, um na África e outro na Europa (veja localização). O nome se origina na mitologia grega quando Hércules, para realizar um de seus doze trabalhos, teria necessidade de transpor um estreito marítimo. Dispondo de pouco tempo, resolveu abrir o caminho com seus ombros ligando assim o mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. De um lado, ficou um grande rochedo, mais tarde chamado Gibraltar (monte Calpe) e do outro lado o monte Hacho ou o monte Musa (Abília ou Ábila), o primeiro situado em Ceuta e o segundo a alguns quilômetros para oeste. Os dois montes depois de separados passaram a ser denominados "Colunas de Hércules". O estreito foi ultrapassado pelos fenícios em suas rotas marítimas.
Ps: A moeda mostrada não faz parte do meu acervo pessoal.
Fonte: Revista Aventuras na História, edição 115 e Wikipédia